FAÇA REVISÕES

É complicado quando o final do ano vai se aproximando e um novo ciclo vai começar. A princípio, não é nada de mais, apenas uma data, uma virada de página no calendário, ou um novo ano jurídico/orçamentário para administrar. Porém, muitas pessoas fazem dessa época, mais especificamente o dia 31 de dezembro e o dia 01 de janeiro, um grande marco de mudanças. E tem toda uma ritualística que pode ser invocada para essa época e para essa data. E para muitos isso é importante. Então, vou aproveitar esse momento para despejar um pouco das coisas que tenho costume de fazer no final de ano, e a primeira delas é a revisão!

O QUE É O ATO DE FAZER UMA REVISÃO?

Adoro esse conceito de revisão, pois ele traz em três significados que nos abres novas portas no nosso passado. O primeiro significado é o de rever, olhar de novo, então olhamos de novo o nosso mês que passou, revemos o trimestre, o ano. O segundo significado é o da nova leitura, olhamos nosso passado e lemos ele novamente e podemos dar uma nova interpretação para as coisas que aconteceram, ressignificar. E por último fazer um novo exame, reavaliar as coisas que aconteceram e quem sabe entender melhor o que aconteceu e por que aconteceu.

Logo, o ato de realizar uma revisão, no nosso caso uma revisão de final de ano, é relembrar o que aconteceu esse ano passado, agora com uma visão mais crítica dos acontecimentos e de seus desdobramentos, e avaliar o que foi feito ou deixado de fazer e por quê.

Minhas listas

Começamando o processo revisão, vou direto para minhas listas de objetivos e metas, e começo a avaliar o que foi feito, o que foi parcialmente feito e que não se pode fazer e o que foi abandonado.

Lista são sempre um bom começo e uma base para o proximo ciclo. Porem é interessante olhar para a liste e se perguntar sobre o que se manteve relevante, o que realmente gerou o resultado que se desejava.

A satisfação da conquista e questionar isso é um passo importante para que você mantenha em sua mente seus objetivos que realmente construam a vida que você sonha.

Esse é um processo cansativo eu sei, se você quiser ir pulando as coisas, blz! Mas isso é o que eu faço, e fique a vontade para usar ou descartar as coisas.

Resumir o ano

Toda semana, faço o resumo da semana, todo mês faço o resumo do mês e depois confronto com o resumo da semana, e adiciono coisas no resumo do mês que são importantes, mas acabei esquecendo. E quando chega o final do ano, faço o mesmo, tento resumir o ano. Finalizado o texto do ano, releio o texto dos meses e tento trazer o que de importante foi esquecido.

O tempo é cada vez mais relativo, e muitas vezes nosso cérebro se prende a última sensação mais forte, e acaba esquecendo das outras, escrever, ler, reescrever e reler essas passagens ajuda a sua mente, primeiro a lembras dos detalhes e coisas importantes do ano, segundo a dar o volume devido à passagem do tempo, e não só uma leve lembrança do que foi o ano.

Isso nos lembra inclusive de preencher nossos dias com coisas boas, gostosa, divertidas e realizadoras, fazendo a gente se sentir cada vez mais vivo.

Reler sua declaração de vida

Uma das coisas que eu trouxe da gestão estratégica e de projeto para o planejamento pessoal é a visão, missão, valores e princípios. E ainda mais, o escopo e o não escopo.

Quando você descreve o seu desejo de vida, ele tem que ter uma forma, ele tem que ter bases. “Quero ficar rico”, a que custo? Como você vai ser quando estiver rico? O que vai ter lá? O que não vai ter?

Reler e ver se o que esta naquele papel ainda faz sentido ou não para você. Se seu coração acelera ao ler e imaginar esse futuro.

Se precisar de ajustes, ajustamos, se não, continuamos ali focados naquilo com um desejo ardente. Sem desejo ardente, não tem graça.

Roda da Vida

Minha esposa me odeia por isso, mas adoro quantificar as coisas e a ferramento da Roda da Vida acho maravilhosa para isso. Ela é dividida em dose eixos, cada um para um aspecto da vida, e esses eixo se agrupam de tres em tres para formarem 4 grandes áreas da vida.

Cada eixo tem uma escala de 0 à 10, e cada um atribui seu proprio sentido a essa escala. Eu por exemplo coloco o 10 como algo extraordinario, outras pessoas colocam o 10 como o bom do dia a dia.

Quantificar esses eixos me ajuda a ver como eu me sinto em relação a casa area da minha vida. E a ter uma visão mais pragmatica do que aconteceu.

Fim da Revisão

Isso realmente acaba me tomando um grande tempo do final de ano, às vezes um dia, às vezes até dois. Mas é algo que eu gosto de fazer e me dá entendimento sobre o que eu tenho feito e onde eu sinto que tenho que melhorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *